FAQ Canal Pronto

Gerenciar usuários

Como eu faço para cadastrar um usuário no meu canal?

Para cadastrar usuários, acesse o menu de administração, submenu gerenciar usuários, e clique para cadastrar um usuário. Nesta etapa, será necessário o preenchimento do nome completo do usuário, e-mail, telefone, perfil, idioma e disparo de notificações. Para o usuário de perfil analista, será possível selecionar quais tipologias e localidades ele poderá acessar. 

Obrigatoriamente o perfil do primeiro usuário cadastrado será o de um gestor. 

Como eu faço para excluir um usuário?

Para remover os acessos de um usuário, basta acessar o menu de administração, submenu gerenciar usuários e clicar no ícone de inativar que aparece na linha do nome.

Como eu faço para reativar um usuário no meu canal?

Para reativar os acessos de um usuário, basta acessar o menu de administração, submenu gerenciar usuários e clicar no ícone de ativar que aparece na linha do nome.

Como eu faço para editar o perfil de um usuário?

Para editar os acessos de um usuário, basta acessar o menu de administração, submenu gerenciar usuários e clicar no ícone de edição que aparece na linha do nome. Com exceção do campo e-mail, todos os outros poderão ser alterados.

Como eu faço para restringir algumas localidades e tipologias aos meus usuários?

A restrição ocorre somente para os usuários de perfil analista. Ao cadastrar um usuário neste perfil, será possível informar quais localidades e tipologias ele deverá ter acesso.

Quais as características do perfil de um usuário master, gestor e analista?

O usuário master não terá acesso aos relatos do canal, mas será responsável por toda a personalização da página de captação, desde a definição da URL, logo, cores da página, localidades e tipologias do canal e que estarão disponíveis ao manifestante que acessar o site e cadastrar um relato. Além disso, poderá cadastrar os usuários que farão a gestão dos relatos, e gerenciar a assinatura do canal.

O sistema autoriza apenas uma pessoa com perfil master.

O usuário com perfil gestor fará a gestão e apuração dos relatos. Poderá visualizar todos os incidentes, independente da localidade e tipologia definida. Além disso, conseguirá alterar as classificações dos relatos, inclusive, o fluxo delas.

Você deverá definir um usuário como gestor padrão. Este usuário receberá os relatos na hipótese de todos os usuários do canal serem citados.

O usuário com perfil analista, assim como o gestor, também será responsável pela apuração dos relatos, no entanto, poderá ter acesso restrito aos protocolos a partir da tipologia e/ou localidade definida. Este usuário não conseguirá alterar os campos de localidade, impacto, tipologia e fluxo.

Personalização da página

Como eu faço para personalizar a página de captação dos relatos?

Para customizar a URL da página, cores, logo e textos, acesse o menu de personalização da página. 

O primeiro campo corresponde a URL que ficará no ar e disponível aos relatores que desejarem relatar alguma situação no canal. Será possível customizar o sufixo da URL com o nome da sua empresa, por exemplo. Lembre-se, após divulgar a URL do canal, sugerimos que não faça mais alterações. 

Nos campos de cor primária e secundária, será possível a alteração das cores das páginas. As cores da sua marca podem ser uma referência para essas personalizações. 

Neste mesmo menu, etapa de identidade visual, será possível a inserção do logo, imagem do site e customização dos textos da página. 

Para visualizar as atualizações antes de publicá-las, basta clicar no botão de prévia da página.

Como eu faço para cadastrar a localidade ou áreas da minha empresa?

No submenu de personalização da página, na etapa 2, de localidade e tipologia, será possível criar localidades e se necessário sublocalidades. Estas informações serão utilizadas pelo seu manifestante e irão auxiliar o usuário responsável pela apuração a entender onde a situação se passa para iniciar o processo investigativo. 

Como eu faço para selecionar quais tipos de incidentes eu quero deixar disponível ao meu manifestante?

No submenu de personalização da página, na etapa 2, de localidade e tipologia, será possível selecionar quais tipologias fazem sentido para sua operação, além de definir qual o impacto de cada uma delas em sua empresa. Nós oferecemos as nossas sugestões de impacto, mas fique à vontade para alterá-la de acordo com perfil da sua empresa.

O impacto será classificado sistemicamente e o relator não terá acesso via página de captação dos relatos.

Relatos

Como eu visualizo os relatos registrados no canal e início a apuração deles?

No menu de relatos estarão os protocolos recebidos no canal. Neste primeiro painel, haverá o ID, ou seja, o sequencial do relato, o número de protocolo, responsável pela apuração, data de criação, tipo do incidente, impacto, localidade e status. 

Nesta página inicial será possível filtrar os relatos por status, ou seja, visualizar os relatos de acordo com os status: aberto, em análise ou finalizado. Filtrar por data de abertura dos relatos, responsável pela apuração, número de ID, protocolo e palavras chaves

Ao clicar para buscar, o sistema trará os resultados e no limpar filtros, os filtros serão removidos e a lista retornará para ordenação original. 

Ao clicar sobre o ícone da linha do protocolo, você será direcionado para tela de detalhe do relato e visualizará o caso completo. 

Como delego ou me nomeio responsável pela apuração de um relato?

Para assumir a apuração de um relato, acesse o protocolo e clique em “assumir apuração”. Após isso, o seu nome estará vinculado ao caso.

Esta nomeação não impede que outros usuários visualizem o relato completo e a atualização das informações, mas oferece aos usuários uma organização dos casos e quais são os seus respectivos responsáveis. Além disso, há a possibilidade de outro assumir a apuração, essa nova atribuição ocorrerá no período de férias do responsável original, por exemplo.

Para delegar a apuração, siga o fluxo acima, mas clique em “delegar apuração”. Após isso, será aberto um campo para selecionar o usuário que assumirá a manifestação e dará início a apuração. Apenas usuários com perfil de gestores poderão delegar apuração a outro usuário.

Como altero os campos de impacto, localidade, tipo do incidente e fluxo?

Ao acessar os detalhes do relato, os campos de impacto, localidade, tipo do incidente e fluxo estarão abertos para alteração por parte do usuário gestor. O usuário analista não terá essas classificações abertas ao usuário dele.

Como eu solicito apoio da Aliant na apuração de um relato?

O botão “Acionar Aliant” está disponível em todos os protocolos recebidos na plataforma e poderá ser utilizado para solicitar uma proposta de investigação aos consultores da Aliant, para isso, basta clicar no botão e descrever a sua necessidade que em seguida a equipe de consultores entrará em contato via e-mail ou telefone.

Como eu visualizo o histórico de acessos e movimentação dos relatos?

Ao acessar o relato completo, clicando em histórico de movimentações, haverá detalhes sobre quem acessou o caso e aplicou alterações, assim como a data de acesso.

Como contato um usuário externo para me auxiliar na tratativa de um relato?

Ao acessar o relato completo, em “Workflow de apuração”, será possível contatar pessoas externas, que não são usuárias do canal, e precisam contribuir com processo investigativo.

Para isso, após assumir a apuração, dentro do menu de “Workflow de apuração”, clique em “criar tarefa” e preencha os campos obrigatórios. Em descrição, descreva a solicitação; e, em data, estipule um prazo de retorno.

Ao criar uma tarefa, automaticamente o seu status será “aguardando resposta” e, assim que respondida pelo usuário externo, o solicitante receberá uma notificação para validar a resposta; sendo esse o caso, concluirá a tarefa clicando em “finalizar”.

O usuário solicitante de uma tarefa com status de “aguardando resposta” pode: 1) enviar um lembrete ao usuário externo; 2) editar ou arquivar uma tarefa e 3) concluir a tarefa.

Abaixo os status das tarefas:

Aguardando resposta: ainda no prazo de resposta

Concluída: concluída dentro do prazo de resposta

Concluída fora do prazo: concluída fora do prazo de resposta

Atrasada: aguardando resposta após o prazo de resposta

Importante: o usuário externo visualizará somente a descrição da tarefa e responderá a solicitação a partir de uma página não logada do sistema. A funcionalidade está disponível no plano avançado.

Como eu entro em contato com meu relator?

Para contatar o relator, acesse o protocolo e clique em “contato com relator”. Nesse menu, haverá um espaço para posicionar o relator sobre o andamento da apuração ou fazer algumas perguntas que possam auxiliar na apuração do caso.

Nesse mesmo menu, você encontra as informações adicionais inseridas pelo relator após o cadastro do protocolo.

Onde posso anotar detalhes sobre a condução da apuração?

Para anotar informações relevantes sobre a apuração do caso, acesse o protocolo e clique em “apuração interna”. Nesse menu, haverá um espaço para documentar a apuração e constatações levantadas após as investigações. Este não é um campo obrigatório.

Como eu finalizo/reabro um relato?

Para finalizar um relato, clique em “concluir relato”, ainda no menu de detalhes do relato e escolha o tipo de finalização que mais se encaixa. Caso queira reabrir o caso e continuar com a apuração, clique em “reabrir relato”.

Abaixo as opções para qualificar a conclusão final:

Procede: utilizado quando é possível comprovar os fatos descritos pelo denunciante;

Procede parcialmente: utilizado quando as informações passadas permitem comprovar parcialmente os fatos descritos;

Não procede: utilizado quando as informações relatadas não são procedentes;

Dados Insuficientes: utilizado quando não existem informações mínimas para iniciar a apuração do caso;

Não conclusivo: utilizado quando as informações relatadas permitem iniciar uma apuração, porém não é possível comprovar o caso;

Fora do Escopo: utilizado quando a situação descrita no relato não é atendida pelo canal;

Não válido: utilizado para os casos registrados como “testes”.

Dashboard

Onde verifico os indicadores do meu canal?

No menu de Dashboard estão indicadores importantes do seu canal. A visualização dessas informações será de acordo com perfil do usuário.

Serão dois painéis, o de operação e o de gestão. Para ambos os painéis, será possível a ocultação dos gráficos que não gostaria de visualizar e a alteração da ordem deles.

Você também poderá filtrar as informações por responsável pela apuração, tipologia e data das ocorrências.